
Biodiet - Endocrinologia - Diabetes - Emagrecimento
Reeducação Alimentar é o melhor caminho...
Tratar crianças e adolescentes obesos é, quase sempre, mais delicado do que acompanhar o tratamento para reduzir o peso de um adulto. Por serem mais frágeis psicologicamente, eles encontram maiores dificuldades para lutar contra as cobranças e pressões de familiares e amigos. “É uma fase de auto-estima baixa, em que eles precisam se sentir seguros e com apoio da família”, explica a Dra. Márcia Kelman, da Clínica Bio Diet.
Uma opção defendida por especialistas é a reeducação alimentar, que tem como palavra-chave a moderação. “Pode-se comer de tudo, mas em menor quantidade e sem exageros. As únicas proibições são churrascarias-rodízio e restaurante por quilo, onde a tendência é comer mais do que o necessário”, ela explica. O resultado dessa “técnica” é que a criança não se sente tão diferente dos outros e nem fica frustrada por deixar de ingerir o que gosta.
A Dra. Márcia dá alguns exemplos que compões a rotina diária dos pacientes mirins: numa lanchonete, em vez de pedir o pacote grande de batata, é melhor comer o menor. Já o refrigerante light pode substituir o normal. Sorvete de frutas é preferível ao de chocolate, por ter menos calorias até do que maçã. Numa festa, duas esfihas podem entrar no lugar de quatro coxinhas. E o pacote grande de biscoito, que é ingerido em alguns minutos na “sessão da tarde” da TV, pode ser substituído por um pacote menor. “A soma desse resultado é um número consideravelmente menor de calorias ingeridas no dia-a-dia”.
